Mais do que um Campeão do esporte…

j0341477Mais do que um Campeão do esporte…

 

Falamos em tudo que o xadrez pode fazer em beneficio de nossas crianças e por que não dizer adulto também!

 

Para com a criança o desenvolvimento do raciocínio lógico, matemática, visão espacial e concentração são apenas quatro itens dentro de mais de uma dezena já comprovadas cientificamente.

 

E o adulto onde se encaixa? Na atuação profissional onde requer concentração na operação de uma máquina? Na matemática aplicada ao troco da compra, na receita de um bolo ou na proporção do cimento para com a areia na hora de fazer o cimento? No raciocínio lógico dos comandos informatizados de uma máquina de última geração? Na visão espacial para conseguirmos bem dirigir e até estacionar sem causar nenhum dano ao outro veículo?

 

Pelo exposto acima já bastaria para que todos, ao menos durante quinze minutos diários, exercitássemos o nosso cérebro com o xadrez, ou quem sabe, uma vez por semana durante uma hora.

 

Na verdade tanto concentração, matemática, raciocínio lógico quanto visão espacial vão muito mais além das atividades que foram citadas acima; certamente poderíamos listar uma centena de atividades em que, se tivermos “exercitados” no Xadrez, teremos um desempenho bem acima da média, sem, contudo lembrar que é ou foi o Xadrez que promoveu tal rendimento… pra isso existem as pesquisas!

 

E a Saúde? TAMBÉM!

Nesta breve crônica entrarei na questão da HIPER-ATIVIDADE, deixando para a próxima, MAL DE ALZEIMER!

 

“CASE” PRÓPRIO:

 

Em 2003 tive grata satisfação de conhecer um aluno de nove anos de idade que por questões de privacidade chamaremos de DUDU. Bem, DUDU como toda criança desta idade tem muita energia para despender em qualquer atividade que seja, porém, o que o diferenciava da maioria, era uma energia além da média classificada como: Hiper-atividade.  No caso especifico de DUDU, ele tratava a sua com remédios (faixa preta).

 

O Xadrez não é tão mágico que possa resolver tudo e qualquer coisa, mas se a criança gostar, ele se torna mágico sim!

 

DUDU adorou xadrez desde a primeira vez que colocou os olhos sobre aquelas peças que transcendessem a imaginação de qualquer um, tanto quanto o Xadrez de Bruxo de Harry Potter…

 

A escola em que estudava, através da APP, investiu em dez horas de treinamento semanal para que os alunos da escola pudessem aprender, treinar e participar de competições.

DUDU se aplicou tanto, que fazia toda semana pelo menos seis horas de treinos, sempre progredindo tanto na concentração, quanto no controle da ansiedade e, tecnicamente também!

 

Após oito meses ininterruptos de treinos e torneios, sua Mãe pediu que marcasse um horário para termos uma vencedor2conversa séria. Não me preocupei, mas fiquei curioso…Na hora marcada sentamos ele me disse que gostaria de compartilhar comigo, primeiramente, além de qualquer outra pessoa que o médico havia suspendido a medicação. Mas isso não teria nada a ver com o Professor de Xadrez se não fosse pelo seguinte: a anaminese feita pelo médico constatou que a ÚNICA alteração na rotina de DUDU no período de oito meses foi à prática incessante do xadrez; o que acarretou numa total mudança de seu comportamento!

Bem se sabe, é já foi comprovado, o Xadrez auxilia na ESTABILIDADE EMOCIONAL do adolescente… mas isso foi muito além!

 

 Mais do que um Campeão do Esporte… Um Vencedor!