Xadrez é esporte?

aros            O xadrez possui uma série de atributos e componentes que amplia e diversifica seu conceito, sendo difícil uma definição rigorosamente exata. Mas, Xadrez é esporte?

            O primeiro e mais claro atributo que possui o Xadrez, que é inerente ao esporte, é o jogo. Como tal, constitui uma forma de expressão e expansão da personalidade, já que, por ser voluntário possibilita a obtenção da satisfação através da eficiência sensorial e motora. Permite também a auto-avaliação e aprimoramento em função do caráter repetitivo que possui.

            Temos o jogo, mas para que se “configure” efetivamente o esporte, há necessidade de existir também “um sentimento que nos incite a igualar ou superar outrem” (emulação). A emulação é pois, o elemento insubstituível na explicação e caracterização do esporte. Um estimulo intrínseco, através de um ato voluntário que nos conduz a competitividade, rivalidade; um impulso psicológico de lutar.

            Jogo, emulação (competitividade), mas e o movimento?

            Quando pensamos em movimento no esporte, temos que Ter em mente toda uma fenomenologia do automatismo motor e do sistema neuropsíquico, que nos dá uma medida padrão do rendimento do esportista. Rendimento este que não envolve apenas cérebro, nervos e músculos, mas principalmente a sensibilidade e a emoção, advinda da reunião destes elementos, a psicomotricidade. A psicomotricidade executiva é estruturada com finalidade definida. Para cada esporte há um tipo de movimento e dentro de um mesmo esporte há um a variação segundo sua função. Embora, com pequena atividade de movimento, não deixa o Xadrez de se caracterizar como esporte.

            Concluindo, podemos afirmar com toda convicção que o Xadrez é esporte, pois, é uma atividade física e de um qualificadíssimo processo mental. Organizado por um sistema de regras, que definem a perda ou o ganho de um jogo. Também carece de emulação em sua plenitude para superar o adversário e a si mesmo, já que, depende de singular elaboração mental, com pequena atividade de movimento. O Xadrez é esporte e, um excelente suporte pedagógico que serve como utilíssimo instrumento no processo de aprimoramento social.

            “O Xadrez é a ginástica da inteligência.” (Goethe)

j0303484