As irmãs Polgar – Susan, Sofia e Judit – Abordagem 1

São três jovens húngaras. Todas as elas obtiveram resultados de Grandes Mestres na sua juventude e conquistaram competições internacionais, á frente de profissionais masculinos com o dobro de suas idades. A mais jovem quebrou, aos 14 anos de idade, todos os recordes á vista possíveis.

Quem é do xadrez propriamente dito, ou seja, joga competições já escutou falar e  viu partidas de alguma Polgar, mais em especial, da Judit, a caçula e mais forte.

Contudo é tão ou mais interessante o processo pedagógico que as levou aonde chegaram do que o rating fide que atingiram ou mesmo os resultados expressivos e dignos de toda reverência que conquistaram; isto para um educador ou estudioso de métodos de ensino, bem como, pedagogo ou psicologo.

É claro que o assunto, digo, a história das irmãs Polgar é muita rica em todos os sentidos. Uma das passagens para contar, Susan, aos 4 anos e meio de idade, em 1973, venceu o Campeonato Húngaro Escolar…abaixo de 11 anos com 100% dos de aproveitamento!

Só esta passagem já leva a paradigmas imensuráveis no que diz respeito ao “brincar” e ao “competir”, a iniciação precoce e o respeito a infância. Porém, por outro lado, é inevitável nos questionarmos e nos perguntarmos se não estamos subestimando a capacidade das crianças no processo ensino aprendizagem, ou se a massificação no ensino e seu atual formato não é estimulo suficiente para que todas as potencialidades e capacidades sejam atingidas.

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

 

Você consegue visualizar a vitória na posição do diagrama apresentado ao lado?

Apenas para acirrar o interesse e a curiosidade, estarei colocando abaixo, para apreciação uma partida de Susan, a mais velha, quando ainda tinha 9 anos de idade. Quem acompanha os campeonatos estaduais e brasileiros de categoria terá plenas condições de identificar se o nível da partida condiz com a média da categoria ou se esta uma ou duas categorias acima, ou mesmo se você já jogou com alguma criança desta idade. O pai de Susan já não era adversário a altura neste momento…

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s