O mesmo vale para 2011 – X Circuito de Xadrez Escolar de São Bento do Sul

Clique para ampliar.

Parece que foi “ontem” que meu sonho ser tornou realidade, pois, após oito anos de árduo trabalho e constante inovação, o IX Circuito de Xadrez Escolar de São Bento do Sul demonstra força total em 2010. Este ano, mantivemos a inédita premiação em livros (quase dois mil reais) para as escolas melhor classificadas e implementamos premiação especial para professores/técnicos (quase um mil reais) melhor classificados.

E quanto a auto-estima de nossos filhos? Precisa tudo isso? Precisa contemplar a todos? Ou seria melhor assistir nossos filhos praticando atividades “ditas” educacionais excluídos em função de um formato que privilegia apenas “o melhor”? Pois muitas vezes não somos os pais que correm para abraçar nosso filho após fazer o ponto, ou após a marcação do gol, somos aqueles que tem o árduo trabalho de RESGATAR a AUTO ESTIMA de nossos filhos completamente destruída em momentos como esses.

Relação entre derrota e vitória: Sabemos que no mundo real as coisas funcionam em outra dinâmica, pois não podemos ser bons em tudo, mas são unânimes os especialistas em desenvolvimento da criança que afirmam que o incentivo ensina muito mais que a crítica, e no XADREZ, A DERROTA É TÃO IMPORTANTE QUANTO A VITÓRIA, pois fato de ENSINAR O PROCESSO DE ANÁLISE, permite o APERFEIÇOAMENTO e retroalimentação da MOTIVAÇÃO para TENTAR NOVAMENTE!

Mas afinal o que é “Educacional? Então devemos privar nossos filhos de frustrações? NÃO, certamente não, porém, temos no Xadrez a oportunidade de trabalhar conceitos como respeito, disciplina, persistência, paciência, entre tantos outros. O conceito de atividade educacional significa jogar igualmente um evento todo, sem que ninguém seja desclassificado. A propósito, este ano mantivemos a novidade implementada desde 2005, premiando a participação para todos os alunos que jogam até o final! ISTO É ESPORTE EDUCACIONAL! Faço questão de dizer que no momento da entrega, enfatizo que ninguém ganhou o prêmio de participação, mas sim CONQUISTOU, mantendo-se  firme, jogando independentemente do resultado. Porém, sem banco de reservas, NO XADREZ O JOGADOR É O PROTAGONISTA SEMPRE!

E quanto ao Professor? Sempre acompanhando e estimulando seus alunos, as vezes sem suporte nenhum, mas ficando até o fim dos jogos e fora de seu horário…recebe…ás vezes, muito obrigado e nem sempre uma medalha…Aqui de forma inédita implementamos em 2009 e mantivemos para 2010 prêmio em especial: eletros! Úteis e de longa lembrança para o empenho do Professor que se dedicou mais aos seus alunos e por assim dizer fez jus a colocação obtida e recebe mais que um tapinha nas costas com -parabéns professor! Reconhecer o profissional e valorizá-lo de forma concreta me parece extremamente necessário e coerente, principalmente num meio escolar em que se fala constantemente em melhorar as condições para o aluno e o professor fica de lado e não é lembrado.

E quanto às escolas? E as escolas tão alvejadas de convites para competições escolares que tem que “ser virar nos 30″ junto as APPs para conseguir um uniforme ou mesmo deslocamento? Além das medalhas e fotos recebem o que? É justo dizer que a própria competição em si traz consigo o desenvolvimento na prática de vários valores pregado e desenvolvidos na escola e sociedade e o intercâmbio dos mesmo no meio esportivo é fundamental; mas será que a organização da competição presa estes valores desde a arbitragem e conduta de todos que a envolvem no  momento do planejamento até  a execução? No meu caso, neste evento, digo que sim! Faço em forma de INCLUSÃO. Neste caso especifico até mesmo escolas mais distantes e pequenas sente-se grandes ao enfrentar as ” maiores” e vencê-las, dado a organização no formato de competição que não preteri a ninguém, e sim a participação de TODOS  de forma IGUAL! Reconhecer a escola e enrique-la no processo pelo qual a sociedade espera que ela cumpra, isso é que me move também ao realizar este evento. Premiação em livros? Solução estupenda, nunca é o bastante o acervo de uma biblioteca, nunca o será, não melhor maneira de mostra na prática a parte educacional de um esporte e de um evento ao fazê-lo reconhecendo os melhores com livros!

Quanto a contribuição: Tive chance de trocar idéia com um competente e experiente professor da área, e ao indagá-lo sobre quem ou qual modalidade teria feito isso antes em nossa Cidade, o silêncio veio como resposta de um estrondo “NINGUÉM”. Mas isso não importa, pois minha intenção não foi, não é e nunca vai ser criticar outras modalidades, mas sim  valorizar aquela que possui imensurável contribuição para São Bento do Sul e Região. Inserimos SBS no mapa do Brasil das respeitadas equipes de Xadrez, nossos RESULTADOS falam por si.

4 comentários em “O mesmo vale para 2011 – X Circuito de Xadrez Escolar de São Bento do Sul”

  1. Gostaria de salientar o grande trabalho do professor Eduardo, por motivar os alunos a prática do Xadrez e oferecer as escolas e professores algo que lhes aumente a auto estima, valorizando-os por estarem além de seu horário com os alunos.
    Em 2009 estive no Circuito de Xadrez com 03 escolas ( Denise, Garibaldina e Maria Waltrudes) e fui agraciado com um ventilador (pouco usado pois em SBS o que temos de chuva e frio não tá escrito…rsrsrs) mas que me deixou muito feliz por ter proporcionado a meus alunos uma prática diferenciada de Esporte e neste ano 2011 estarei lá novamente com 20 alunos, ano passado não fomos pq foi muito corrido, JESC, maratoninha e vários outros eventos, mas este ano conseguimos nos organizar e estaremos lá com os alunos.

    Prabéns professor

  2. Nós de Petrolina-PE, vemos o trabalho fantástico do professor Eduardo. O xadrez hoje é uma ferramenta obrigatória para uma escola de qualidade. Estamos na balalha há 16 anos. Petrolina hoje é uma referência do Xadrez Escolar do Nordeste do Brasil.
    Parece-me, que autoridades começaram a enxergar essa grandiosa idéia do xadrez nas escolas, mas nós professores batemos muito na porta desses senhores e agora estamos sendo recompensado pelo retorno desse esporte fascinante.
    Provavelmente estaremos em Curitiba pelas Olimpíadas Nacionais em Dezembro.
    Um abraço professor! e parabéns pelo seu trabalho grandioso..

    1. Valeu!
      Faço suas palavras, as minhas também.
      Falo do ponto de vista de um Profissional da área de Educação Física e do de Administração Esportiva; não há modalidade com melhor custo beneficio do ponto de vista absoluto e do ponto de vista politico, e ainda existe o acréscimo educacional no processo de massificação para busca talentos e formação de equipes para competição.
      Nossa modalidade em tudo para ser a segunda maior do país, explico, futebol é cultural e não temos como competir do ponto de vista politico nisso também; mas quem quizer investir em ter UM time Campeão de futebol, volei, basquete ou outros precisa de mais de 15 atletas, técnico e fisioterapeuta enquanto com o xadrez com o mesmo número podemos ter VÁRIOS campeões…custo/beneficio.
      Os enxadristas são formadores de opinião e isso converge para patrocinadores espertos/inteligentes em fomentar seus investimentos não só nas massas com poucas instrução, porém, na contra-partida teremosde ter de organizadores de eventos sabendo usar as ferramentas de marketing corretamente apresentando um retorno profissional para as empresas.
      Espero que nos encontremos no evento do COB.
      No feminino a coisa vai ferver com pelo menos umas 3 candidatas de igual condição na fnal, visto que já elimiraram outras 3 nos regionais.
      No masculino o próprio regional aqui definará, creio, que vai, pois, os dois melhores estão aqui no planalto norte.
      Abraço
      A coisa aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s