I – Histórias de Xadrez e um pouco mais…Pedro e a Multiplicação dos Cavalos!

 O Pedro é uma destas figuras singulares que você encontra vez ou outra no decorrer da vida. Estudante de engenharia, não se sabe a quantos anos e que não tinha previsão da formatura.

Durante muito tempo o Departamento de Xadrez do Clube Comercial o teve como assíduo frequentador –quando eu mesmo ainda não sabia o que era xadrez. Mais tarde, com certa regularidade pude desfrutar da sua presença, jogávamos algumas partidas e assistíamos outras. Depois ele sumia, para de tempos em tempos, aparecer novamente.

O “Seu Davi” merece com certeza um capítulo á parte e que, certamente, nos reportaremos a Ele várias vezes.

Uma das características do Pedro era “sacanear” e/ou tirar sarro com o pessoal, mas com “Seu Davi” ele o fazia com muito respeito e extrema técnica.

Em meio a outros tabuleiros e peças dispostas lado a lado na pequena, mas confortável Sala de Xadrez*, jogavam Pedro com “Seu Davi”.

A situação do Pedro já não era boa mesmo; e por quê não tentar um lance (s) especial? Discretamente, se isso for possível, o Pedro coloca um cavalo com o cotovelo esquerdo para dentro do tabuleiro. “Seu Davi” é inteira concentração naquilo vê –nós vemos aquilo que queremos ver, e em especial no xadrez, isso pode ser terrível! Ele não percebe o que aconteceu. Logo, Pedro move o cavalo e repete o movimento do cotovelo, até então desconhecido no mundo enxadrístico e o tabuleiro já apresenta então quatro cavalos da mesma cor! “Seu Davi” continua sua análise e começa se coçar demais não esboçando motivo aparente, mas parece injuriado de não conseguir ataque numa partida que parecia ir tão bem.

Pedro joga pesado: lance do cotovelo pela terceira vez e o “Seu Davi” não aguentando mais grita: MEU DEUS, MAS COMO ESTES TEUS CAVALOS TÃO JOGANDO!! E a partida continuou por mais alguns lances… para então contarmos porque a partida tinha mudado tão drasticamente de rumo.

Clube Comercial 1992 - Sperb-Ughi Cartana -Eduardo Muller. -Clique para ampliar.

    *A Sala de Xadrez funcionava no Clube Comercial de Santa Maria (RS) e comportava confortavelmente dez mesas acompanhadas por conjunto de peças personalizado quando da Fundação do Clube de Xadrez do município, um armário aéreo  para peças, relógios e acessórios e ainda a Sala era a prova de som e tinha ar-condicionado. Ao lado uma foto escaneada ainda hoje. Pelo meu cabelo deve ser 1992 quando estava no NPOR.

6 comentários em “I – Histórias de Xadrez e um pouco mais…Pedro e a Multiplicação dos Cavalos!”

    1. Oi Sandro.
      Tive a grata surprese de encontrar o Dirney em Maringá/PR e ele me etualizou o seguinte: Ughi no Amazonas atuando como médico. Anderson creio que ainda esteja em Passo Fundo, Miguel em Santa Maria e Iver sem casa direto sem querer sair!! Se eu for este ano lá vou procurar todos os amigos, em especial o Iver!
      E você por onde anda agora?? Outra coisa; creio que tenha alguma foto sua…vou procurar e te mando, ou melhor, coloco aqui!!
      Grande Abraço Amigo!

      1. Sperb,

        Aguardo foto minha! Não tenho nenhuma daquela época! ;(( nem mesmo dos vencedores dos campeonatos gaúchos sub 18, 20 e 26 de 1995, vencidos por mim, Eduardo munoa e tu respectivamente! Lembro que fotos tiramos! Triste que não consta a lista de vencedores destes campeonatos nem no site da FGX! Até na Mate de Peão da época não tem menção àquele torneio, mas tem dos subs 10, 12 e 14!
        Abs

      2. Oi Sandro,

        Algumas Mate de Peão eu tenho no CT aqui, mas na época era muito comum certo parcialismo nas matérias relativas a capital e interior, infelizmente.
        Fotos? Tu lembra que tirou? Deste evento não tenho comigo.Lembro que ganhei uma peça do munoa, “meu cliente”, no lance 23 e depois perdi a partida e tive que vencer o Pratas na última rodada, quando entrei dando mate numa sequência maravilhosa com seta zerada para ambos, mas fotos, não lembro mesmo.
        O que estou por postar é do torneio de novatos.
        Ainda vou mexer em mais coisas, encontrando de aviso!
        Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s