Xadrez Escola

Projeto Xadrez
É COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA HABILITADO!

Como formar crianças autônomas que sejam capazes de resolver problemas do cotidiano, ultrapassando as fronteiras de seu aprendizado escolar?

Nossa sociedade enfrenta uma crise anunciada que se encontra em período embrionário. O desempenho infantil na escola, se mostra, muitas vezes,  insuficiente frente ao avanço tecnológico e ao volume de informações geradas nos dias atuais.

Cientificamente comprovado, a adoção do Xadrez nas escolas tem contribuido significativamente para o aumento do desempenho intelectual das crianças por meio de conceitos matemáticos promovendo técnicas do pensamento organizado. Segundo o Professor Willian Pereira da Silva, o Xadrez estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação, capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo. Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.

Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo, evitando os desvios sociais que aproximam as crianças das drogas e da violência.

Por ser uma atividade orientada por regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais contribuindo para a formação de melhores cidadãos.

Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:

1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.

Investir em Xadrez é investir na autonomia cognitiva do desenvolvimento infantil.

Daniel Quintana Sperb – Consultor em Gestão Organizacional

Anúncios

Educação, cultura, esporte e saúde!

%d blogueiros gostam disto: